Entre em contato conosco

(16) 99222-6699 | (16) 99174-7978
(16) 3972-1927

5 Dicas para manter relacionamento com seus clientes


 

Uma visão que muitos profissionais e equipes comerciais têm é de que seu trabalho atinge o objetivo quando eles conseguem fechar uma venda. É justamente aí que começa o verdadeiro processo comercial. Já parou para pensar na possibilidade de desenvolver novos negócios com o mesmo cliente?
 

Confira 5 dicas para que você mantenha o relacionamento com seus clientes e desenvolva novas oportunidades de vendas:


1. Demonstre interesse sincero por seu cliente
A venda é a consequência de um processo bem conduzido. Não adianta manter contato apenas para vender, é necessário manter contato para se relacionar, colaborar, etc. Não investigue problemas (podendo assim criá-los), apenas se coloque sempre disposto a ajudar.


2. Aproveite seus contatos para ratificar a boa decisão do cliente
É normal que clientes desenvolvam o que chamamos de “Síndrome de Arrependimento da Compra”. Algo do tipo: “Será que era o melhor preço?”, “Eu deveria ter comprado?”, etc. É neste momento que eles precisam ser convencidos de que tomaram a decisão certa e de que escolheram o vendedor correto.


3. Uma venda nunca termina!
Aproveite o relacionamento com cliente, preste a atenção às oportunidades de realizar o upselling e/ou o cross-selling de seus produtos e serviços. Tenha sempre em mente e demonstre ao cliente, sua intenção de lhe servir da melhor forma e de oferecer as melhores soluções.


4. Proponha para a empresa um programa que premie os clientes mais antigos, que compram mais, com mais frequência, etc.
O aspecto lealdade tem que ser bilateral. Se um cliente escolhe frequentemente sua empresa para realizar suas compras, ele merece uma contrapartida, que deve ir além dos descontos.


5. Mantenha seus clientes bem informados
Seja mais do que um vendedor, seja um consultor no seu negócio. A informação vale muito e os clientes adoram receber informações que os façam aproveitar melhor suas aquisições. Para isso, se mantenha informado sobre o que acontece em seu mercado, na concorrência e com o seu cliente.

 

Veja também:
Os 5 princípios do bom atendimento ao cliente
10 segredos que os supermercados escondem de você
Diferentes tipos de códigos de barras